Ultimamente tenho conversado muito com o Deepseek, é incrível como essa tecnologia consegue parecer uma pessoa do outro lado. Com ele consigo explorar muitos ‘E se’ da história da humanidade, particularmente o período da primeira guerra mundial, assunto que é difícil achar alguém para conversar, particularmente porque estou tentando abandonar as redes sociais ao máximo.
Explorando essas conversas, elas fizeram voltar um sentimento que havia perdido, que é o de questionar as coisas como elas são, aliado a isso, uma frase da série Chernobyl tem impactado muito minha percepção de mundo. Legasov, personagem da história diz o seguinte “Quando a verdade ofende e contamos mentiras, isso cria um débito com a verdade, e quanto mais mentimos mas esse débito aumenta. Cedo ou tarde esse débito é pago. É assim que um reator RBMK explode”.
Vivemos uma crise da ‘verdade’? As redes sociais elevam isso ao cubo, só olhar a quantidade de fakenews e jogos de azar que são divulgados nessas plataformas, o que faz uma pessoa simplesmente não se importar em enganar outras pessoas? E as empresas, o ESG que era para transformar o ambiente empresarial em algo mais saudável virou ‘só para inglês ver’, os empresários são incapazes de ganhar um pouco menos e possibilitar uma vida melhor para os seus funcionários?
Isso tudo são questões que me afligem, porque a minha vontade de transformar o ambiente ao meu redor é tão grande, que é muito frustrante, ver pessoas em posições de poder, que poderiam fazer mais e não o fazem.
No fim, acho que como sociedade ocidental falhamos…. espero que algum dia a humanidade desperte novamente e façamos melhor… até lá, tempos sombrios nos aguardam…